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quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

“Gênese Virtual-Criação de Algoritmo Integrado Entre Geometria-Lógica-Matemática-Estatística Utilizando Teorema de Pitágoras-Seno-Cosseno - Parte 03

PARA: ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS, ORGANIZAÇÕES PRIVADAS E CIDADÃOS DO BRASIL E DO MUNDO - PARTE 03

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Maçonaria Oculta - Decreto Grau 666 - 7º Nível - 49ª Potência
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1.            Tema em Análise - Gênese Virtual-Algoritmo Integrado Entre Geometria-Lógica-Matemática-Estatística” - Análise Teórica, Matemática e Geométrica - Método - Definição de Grupamentos Estatísticos de Análise Matemática e Estatística - Definição de Níveis Estatísticos de Análise (Unidades Coletivas Em Níveis Diferentes) - Inclusão de Variáveis de Crescimento, Decrescimento, Limite Superior e Limite Inferior do Crescimento do Modelo de Previsão do Comportamento de Sistemas Vivos Utilizando Teorema de Pitágoras, Seno e Cosseno.

 



 Continuação da Parte 02
  
45.         Este método é denominado de Método dos Mínimos Quadrados (MMQ). Em resumo por este método a soma de quadrados das distâncias entre os pontos do diagrama e os respectivos pontos na curva da equação estimada é minimizada, obtendo-se, desta forma, uma relação funcional entre X e Y, para o modelo escolhido, com um mínimo de erro possível”.

46.         Na tabela abaixo, consta a descrição matemática do “Modelo Linear de 1º Grau (Regressão Linear Simples)”:






47.         Em seguida, utiliza-se o “Coeficiente de Determinação” para se verificar se o modelo proposto é adequado ou não para descrever o comportamento entre as variáveis “X” e “Y”, conforme orientações abaixo transcritas:






48.         Continuação: “Em cada caso a estatística do teste e as conclusões seriam:
  




49.         Considerando que no universo de variáveis macro-econômicas o “Coeficiente de Correlação de Pierson” pode apontar alto grau de correlação entre duas ou mais variáveis, de forma direta ou inversa, o “Motor Matemático e Estatístico” do simulador deve prever a “Regressão Linear Múltipla”, descrita a seguir:
  




50.         A equação da “Regressão Linear” e outras informações sobre a aplicação desse método, para construção do “Motor Matemático e Estatístico” do simulador de mercado, podem ser encontradas no link http://pt.wikipedia.org/wiki/Regress%C3%A3o_linear), do qual foi extraído o índice abaixo reproduzido:

Índice



51.         Contudo, não basta estabelecer as relações diretas e indiretas entre as variáveis “X” e “Y”, utilizando a “Regressão Linear Simples”, ou estabelecer as relações, diretas e indiretas, entre a variável “A” e as variáveis “B”, “C”, “D” ou “E”, utilizando a “Regressão Linear Múltipla”. Por quê?

52.         Por que a “Regressão Linear Simples” e a “Regressão Linear Múltipla” só conseguem explicar a ação, conjunta, de determinadas variáveis, até o 7º nível, o que poderá ser comprovado, matematicamente e estatisticamente, pela própria análise dos dados concretos.

53.         Conceito estrutural dos limites dos métodos de “Regressão Linear Simples” e a “Regressão Linear Múltipla” para explicar o comportamento conjunto de variáveis:

PRIMEIRO NÍVEL DE INFLUÊNCIA - DIMENSÃO PLANA

a)           A “Regressão Linear Simples” e a “Regressão Linear Múltipla” podem explicar a ação, conjunta, da “Unidade Coletiva nº 01”, “Unidade Coletiva nº 02”, “Unidade Coletiva nº 03”, “Unidade Coletiva nº 04”, “Unidade Coletiva nº 05”, “Unidade Coletiva nº 06” e “Unidade Coletiva nº 07”);

b)           A “Regressão Linear Simples” e a “Regressão Linear Múltipla” pode explicar a ação, conjunta, da “Unidade Coletiva nº 08”, “Unidade Coletiva nº 09”, “Unidade Coletiva nº 10”, “Unidade Coletiva nº 11”, “Unidade Coletiva nº 12”, “Unidade Coletiva nº 13” e “Unidade Coletiva nº 14”);

c)           A “Regressão Linear Simples” e a “Regressão Linear Múltipla” pode explicar a ação, conjunta, da “Unidade Coletiva nº 15”, “Unidade Coletiva nº 16”, “Unidade Coletiva nº 17”, “Unidade Coletiva nº 18”, “Unidade Coletiva nº 19”, “Unidade Coletiva nº 20” e “Unidade Coletiva nº 21”);

d)           A “Regressão Linear Simples” e a “Regressão Linear Múltipla” pode explicar a ação, conjunta, da “Unidade Coletiva nº 22”, “Unidade Coletiva nº 23”, “Unidade Coletiva nº 24”, “Unidade Coletiva nº 25”, “Unidade Coletiva nº 26”, “Unidade Coletiva nº 27” e “Unidade Coletiva nº 28”);

e)           A “Regressão Linear Simples” e a “Regressão Linear Múltipla” pode explicar a ação, conjunta, da “Unidade Coletiva nº 29”, “Unidade Coletiva nº 30”, “Unidade Coletiva nº 31”, “Unidade Coletiva nº 32”, “Unidade Coletiva nº 33”);

f)             A “Regressão Linear Simples” e a “Regressão Linear Múltipla” pode explicar a ação, conjunta, da “Unidade Coletiva nº 34”, “Unidade Coletiva nº 35”, “Unidade Coletiva nº 36”, “Unidade Coletiva nº 37”, “Unidade Coletiva nº 38”);

g)           A “Regressão Linear Simples” e a “Regressão Linear Múltipla” pode explicar a ação, conjunta, da “Unidade Coletiva nº 39”, “Unidade Coletiva nº 40”, “Unidade Coletiva nº 41”, “Unidade Coletiva nº 42”, “Unidade Coletiva nº 43”).

SEGUNDO NÍVEL DE INFLUÊNCIA - DIMENSÃO PLANA

h)           A “Regressão Linear Simples” e a “Regressão Linear Múltipla” podem explicar a ação, conjunta, da “Unidade Coletiva nº 44”, “Unidade Coletiva nº 45”, “Unidade Coletiva nº 46”, “Unidade Coletiva nº 47”, “Unidade Coletiva nº 48”, “Unidade Coletiva nº 49” e “Unidade Coletiva nº 50”);

i)             A “Regressão Linear Simples” e a “Regressão Linear Múltipla” pode explicar a ação, conjunta, da “Unidade Coletiva nº 51”, “Unidade Coletiva nº 52”, “Unidade Coletiva nº 53”, “Unidade Coletiva nº 54”, “Unidade Coletiva nº 55”, “Unidade Coletiva nº 56” e “Unidade Coletiva nº 57”);

j)             A “Regressão Linear Simples” e a “Regressão Linear Múltipla” pode explicar a ação, conjunta, da “Unidade Coletiva nº 58”, “Unidade Coletiva nº 59”, “Unidade Coletiva nº 60”, “Unidade Coletiva nº 61”, “Unidade Coletiva nº 62”, “Unidade Coletiva nº 63” e “Unidade Coletiva nº 64”);

k)           A “Regressão Linear Simples” e a “Regressão Linear Múltipla” pode explicar a ação, conjunta, da “Unidade Coletiva nº 65”, “Unidade Coletiva nº 66”, “Unidade Coletiva nº 67”, “Unidade Coletiva nº 68”, “Unidade Coletiva nº 69”, “Unidade Coletiva nº 70” e “Unidade Coletiva nº 71”);

l)             A “Regressão Linear Simples” e a “Regressão Linear Múltipla” pode explicar a ação, conjunta, da “Unidade Coletiva nº 72”, “Unidade Coletiva nº 73”, “Unidade Coletiva nº 74”, “Unidade Coletiva nº 75”, “Unidade Coletiva nº 76”);

m)          A “Regressão Linear Simples” e a “Regressão Linear Múltipla” pode explicar a ação, conjunta, da “Unidade Coletiva nº 77”, “Unidade Coletiva nº 78”, “Unidade Coletiva nº 79”, “Unidade Coletiva nº 80”, “Unidade Coletiva nº 81”);

n)           A “Regressão Linear Simples” e a “Regressão Linear Múltipla” pode explicar a ação, conjunta, da “Unidade Coletiva nº 82”, “Unidade Coletiva nº 83”, “Unidade Coletiva nº 84”, “Unidade Coletiva nº 85”, “Unidade Coletiva nº 86”).

TERCEIRO NÍVEL DE INFLUÊNCIA - DIMENSÃO PLANA

o)           A “Regressão Linear Simples” e a “Regressão Linear Múltipla” podem explicar a ação, conjunta, da “Unidade Coletiva nº 87”, “Unidade Coletiva nº 88”, “Unidade Coletiva nº 89”, “Unidade Coletiva nº 90”, “Unidade Coletiva nº 91”, “Unidade Coletiva nº 92” e “Unidade Coletiva nº 93”);

p)           A “Regressão Linear Simples” e a “Regressão Linear Múltipla” pode explicar a ação, conjunta, da “Unidade Coletiva nº 94”, “Unidade Coletiva nº 95”, “Unidade Coletiva nº 96”, “Unidade Coletiva nº 97”, “Unidade Coletiva nº 98”, “Unidade Coletiva nº 99” e “Unidade Coletiva nº 100”);

q)           A “Regressão Linear Simples” e a “Regressão Linear Múltipla” pode explicar a ação, conjunta, da “Unidade Coletiva nº 101”, “Unidade Coletiva nº 102”, “Unidade Coletiva nº 103”, “Unidade Coletiva nº 104”, “Unidade Coletiva nº 105”, “Unidade Coletiva nº 107” e “Unidade Coletiva nº 107”);

r)            A “Regressão Linear Simples” e a “Regressão Linear Múltipla” pode explicar a ação, conjunta, da “Unidade Coletiva nº 108”, “Unidade Coletiva nº 109”, “Unidade Coletiva nº 110”, “Unidade Coletiva nº 111”, “Unidade Coletiva nº 112”, “Unidade Coletiva nº 113” e “Unidade Coletiva nº 114”);

s)           A “Regressão Linear Simples” e a “Regressão Linear Múltipla” pode explicar a ação, conjunta, da “Unidade Coletiva nº 115”, “Unidade Coletiva nº 116”, “Unidade Coletiva nº 117”, “Unidade Coletiva nº 118”, “Unidade Coletiva nº 119”);

t)             A “Regressão Linear Simples” e a “Regressão Linear Múltipla” pode explicar a ação, conjunta, da “Unidade Coletiva nº 120”, “Unidade Coletiva nº 121”, “Unidade Coletiva nº 122”, “Unidade Coletiva nº 123”, “Unidade Coletiva nº 124”);

u)           A “Regressão Linear Simples” e a “Regressão Linear Múltipla” pode explicar a ação, conjunta, da “Unidade Coletiva nº 125”, “Unidade Coletiva nº 126”, “Unidade Coletiva nº 127”, “Unidade Coletiva nº 128”, “Unidade Coletiva nº 129”).

54.         Quando no nível de realidade se atinge sete variáveis, CORRELACIONADAS e INTER-CORRELACIONADAS, atuando concomitantemente, de forma conjunta, os efeitos, isolados, dessas variáveis, umas sobre as outras, perdem eficácia representativa no conjunto das sete variáveis, e o fenômeno passa a ser comandado pelos efeitos da ação combinada de uma nova unidade coletiva, no nível plano-fractal.

PRIMEIRO NÍVEL DE INFLUÊNCIA - DIMENSÃO PLANA - FRACTAL

55.         Como fenômeno passa a ser comandado pelos efeitos da ação combinada de uma nova unidade coletiva, no nível plano-fractal, forma-se a “Unidade Coletiva Fractal nº 01”, composta pela “Unidade Coletiva nº 01”, “Unidade Coletiva nº 02”, “Unidade Coletiva nº 03”, “Unidade Coletiva nº 04”, “Unidade Coletiva nº 05”, “Unidade Coletiva nº 06” e “Unidade Coletiva nº 07”), “Unidade Coletiva nº 08”, “Unidade Coletiva nº 09”, “Unidade Coletiva nº 10”, “Unidade Coletiva nº 11”, “Unidade Coletiva nº 12”, “Unidade Coletiva nº 13” e “Unidade Coletiva nº 14”), “Unidade Coletiva nº 15”, “Unidade Coletiva nº 16”, “Unidade Coletiva nº 17”, “Unidade Coletiva nº 18”, “Unidade Coletiva nº 19”, “Unidade Coletiva nº 20”, “Unidade Coletiva nº 21”), “Unidade Coletiva nº 22”, “Unidade Coletiva nº 23”, “Unidade Coletiva nº 24”, “Unidade Coletiva nº 25”, “Unidade Coletiva nº 26”, “Unidade Coletiva nº 27” e “Unidade Coletiva nº 28”), “Unidade Coletiva nº 29”, “Unidade Coletiva nº 30”, “Unidade Coletiva nº 31”, “Unidade Coletiva nº 32”, “Unidade Coletiva nº 33”), “Unidade Coletiva nº 34”, “Unidade Coletiva nº 35”, “Unidade Coletiva nº 36”, “Unidade Coletiva nº 37”, “Unidade Coletiva nº 38”), “Unidade Coletiva nº 39”, “Unidade Coletiva nº 40”, “Unidade Coletiva nº 41”, “Unidade Coletiva nº 42” e “Unidade Coletiva nº 43”).

SEGUNDO NÍVEL DE INFLUÊNCIA - DIMENSÃO PLANA - FRACTAL

56.         Como o fenômeno passa a ser comandado pelos efeitos da ação combinada de uma nova unidade coletiva, no nível plano-fractal, forma-se a “Unidade Coletiva Fractal nº 02”, composta pela “Unidade Coletiva nº 44”, “Unidade Coletiva nº 45”, “Unidade Coletiva nº 46”, “Unidade Coletiva nº 47”, “Unidade Coletiva nº 48”, “Unidade Coletiva nº 49” e “Unidade Coletiva nº 50”), “Unidade Coletiva nº 51”, “Unidade Coletiva nº 52”, “Unidade Coletiva nº 53”, “Unidade Coletiva nº 54”, “Unidade Coletiva nº 55”, “Unidade Coletiva nº 56” e “Unidade Coletiva nº 57”), “Unidade Coletiva nº 58”, “Unidade Coletiva nº 59”, “Unidade Coletiva nº 60”, “Unidade Coletiva nº 61”, “Unidade Coletiva nº 62”, “Unidade Coletiva nº 63” e “Unidade Coletiva nº 64”), “Unidade Coletiva nº 65”, “Unidade Coletiva nº 66”, “Unidade Coletiva nº 67”, “Unidade Coletiva nº 68”, “Unidade Coletiva nº 69”, “Unidade Coletiva nº 70” e “Unidade Coletiva nº 71”), “Unidade Coletiva nº 72”, “Unidade Coletiva nº 73”, “Unidade Coletiva nº 74”, “Unidade Coletiva nº 75”, “Unidade Coletiva nº 76”), “Unidade Coletiva nº 77”, “Unidade Coletiva nº 78”, “Unidade Coletiva nº 79”, “Unidade Coletiva nº 80”, “Unidade Coletiva nº 81”), “Unidade Coletiva nº 82”, “Unidade Coletiva nº 83”, “Unidade Coletiva nº 84”, “Unidade Coletiva nº 85” e “Unidade Coletiva nº 86”).

TERCEIRO NÍVEL DE INFLUÊNCIA - DIMENSÃO PLANA - FRACTAL

57.         Como fenômeno passa a ser comandado pelos efeitos da ação combinada de uma nova unidade coletiva, no nível plano-fractal, forma-se a “Unidade Coletiva Fractal nº 03”, composta pela “Unidade Coletiva nº 87”, “Unidade Coletiva nº 88”, “Unidade Coletiva nº 89”, “Unidade Coletiva nº 90”, “Unidade Coletiva nº 91”, “Unidade Coletiva nº 92” e “Unidade Coletiva nº 93”), “Unidade Coletiva nº 94”, “Unidade Coletiva nº 95”, “Unidade Coletiva nº 96”, “Unidade Coletiva nº 97”, “Unidade Coletiva nº 98”, “Unidade Coletiva nº 99” e “Unidade Coletiva nº 100”), “Unidade Coletiva nº 101”, “Unidade Coletiva nº 102”, “Unidade Coletiva nº 103”, “Unidade Coletiva nº 104”, “Unidade Coletiva nº 105”, “Unidade Coletiva nº 107” e “Unidade Coletiva nº 107”), “Unidade Coletiva nº 108”, “Unidade Coletiva nº 109”, “Unidade Coletiva nº 110”, “Unidade Coletiva nº 111”, “Unidade Coletiva nº 112”, “Unidade Coletiva nº 113” e “Unidade Coletiva nº 114”), “Unidade Coletiva nº 115”, “Unidade Coletiva nº 116”, “Unidade Coletiva nº 117”, “Unidade Coletiva nº 118”, “Unidade Coletiva nº 119”), “Unidade Coletiva nº 120”, “Unidade Coletiva nº 121”, “Unidade Coletiva nº 122”, “Unidade Coletiva nº 123”, “Unidade Coletiva nº 124”), “Unidade Coletiva nº 125”, “Unidade Coletiva nº 126”, “Unidade Coletiva nº 127”, “Unidade Coletiva nº 128”, “Unidade Coletiva nº 129”).

58.         Mandelbrot definiu fractal como "um sistema organizado para o qual a dimensão de Hausdorff-Besicovitch excede estritamente a dimensão topológica (número inteiro que caracteriza a geometria de um objeto euclidiano -- por exemplo: zero para um ponto, um para uma linha, etc.), onde fractais cujas estruturas sejam ego-semelhantes, ou a dimensão de Hausdorff é igual a dimensão de Minkowski-Bouligand. Simplificando, o todo forma a parte e a parte forma o todo (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fractal#Atractor_de_Lorenz).

59.         No “NÍVEL DE INFLUÊNCIA - DIMENSÃO PLANA”, até se atingir a ação conjunta de sete variáveis, a “Regressão Linear Simples” e a “Regressão Linear Múltipla” explicam a ação, conjunta, das variáveis identificadas.

60.         Ao se mudar do “NÍVEL DE INFLUÊNCIA - DIMENSÃO PLANA” para o “NÍVEL DE INFLUÊNCIA - DIMENSÃO PLANA - FRACTAL”, ao se atingir a ação conjunta de oito variáveis, a “Regressão Linear Simples” e a “Regressão Linear MúltiplaNÃO explicam a ação, conjunta, das variáveis identificadas, no nível de “Unidade Coletiva”.

61.         Por isso, no “NÍVEL DE INFLUÊNCIA - DIMENSÃO PLANA - FRACTAL” a “Regressão Linear Simples” e a “Regressão Linear Múltipla” devem deslocar o seu foco de análise da “Unidade Coletiva” para a “Unidade Coletiva Fractal” e, dessa forma, passa a explicar o comportamento entre a “Unidade Coletiva Fractal nº 01”, “Unidade Coletiva Fractal nº 02” e “Unidade Coletiva Fractal nº 03”.

62.         Alguns exemplos comuns de fractais (“Categoria Fractal”), conforme (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fractal#Atractor_de_Lorenz):

·         Conjunto de Mandelbrot
·         Fractal de Lyapunov
·         Conjunto de Precentor
·         Tapete de Sierpinski
·         Triângulo de Sierpinski
·         Menger sponge
·         Curva de dragão
·         Curva de Peano
·         Curva de Koch

63.         A partir das variáveis de mercado, cabe ao matemático e ao estatístico determinar a “Categoria Fractal” que a “Unidade Coletiva Fractal nº 01”, a “Unidade Coletiva Fractal nº 02” e a “Unidade Coletiva Fractal nº 03” vão assumir, sendo que, dependendo da dinâmica e do tempo, uma mesma “Unidade Coletiva Fractal nº 01” pode estar funcionando como “Conjunto de Mandelbrot”, “Fractal de Lyapunov”, “Conjunto de Precentor”, “Tapete de Sierpinski”, “Triângulo de Sierpinski”, “Menger sponge”, “Curva de dragão”, “Curva de Peano” ou “Curva de Koch”, já que as dimensões de limites ao crescimento é que determinam, do para onde o sistema como um todo está evoluindo, e que determinam o tipo de fractal que, em determinado momento, pode estar influenciando a ação da “Unidade Coletiva Fractal nº 01”, da “Unidade Coletiva Fractal nº 02” e da “Unidade Coletiva Fractal nº 03”.

64.         Montanhas fractais: “A superfície de uma montanha pode ser modelada num computador usando uma fractal: começamos com um triângulo no espaço 3D. Acham-se os pontos centrais das 3 linhas que formam o triângulo e criam-se 4 novos triângulos a partir desse triângulo. Deslocam-se depois aleatoriamente esses pontos centrais para cima ou para baixo dentro de uma gama de valores estabelecido. Vai-se repetindo o mesmo procedimento mas fazendo os deslocamentos dos pontos centrais dentro de uma gama de valores que em cada iteração é igual a metade da anterior”. (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fractal#Atractor_de_Lorenz).

65.         Sabemos que qualquer fenômeno, seja ele a formação de uma montanha, o crescimento de um feto ou o comportamento econômico de um país, está sujeito aos limites ao crescimento, intrínseco do próprio sistema, que determina ciclos de acréscimo e de decréscimo, que podem ser descritos e previstos por vários teoremas.

66.         Na matéria, em anexo, intitulada “7 GIFs que ajudam a explicar conceitos matemáticos”, divulgada em 29/08/2014, por Megacurioso, disponível no link http://www.megacurioso.com.br/gifs-animados/45463-7-gifs-que-ajudam-a-explicar-conceitos-matematicos.htm, temos a demonstração dinâmica de sete teoremas matemáticos, que podem ser visualizados de forma prática.

Continua na Parte 04

Atenciosamente,

Brasília-DF, Brasil 13/12/2014

ΣEMΣ EIAAM ABPAΣA
O Sol Eterno Abrasax”, o Sol Central Espiritual

CENTRO CIENTÍFICO UNIVERSAL PARA O PROGRESSO DA HUMANIDADE

CONSCIÊNCIA CÓSMICA NO PLANETA TERRA, POR INTERMÉDIO DA CONSCIÊNCIA CRÍSTICA

SÓ A FRATERNIDADE E UNIÃO ENTRE OS SERES HUMANOS, DO MUNDO, PODERÁ RESOLVER OS PROBLEMAS SOCIAIS, AMBIENTAIS, ECONÔMICOS, FINANCEIROS E DE RELACIONAMENTO, DO PLANETA TERRA. NÃO HÁ IDEOLOGIA SUPERIOR À FRATERNIDADE UNIVERSAL

"O Ser Supremo protege os fracos, impede que os fortes exacerbem o mau do seu egoísmo, em prejuízo ainda maior  dos fracos e  também protege os próprios egoístas do seu próprio egoísmo, pois ama todas as criaturas da mesma maneira."

“quando os bons não se apresentam ao campo de batalha a vitória da injustiça é justa.”.

“O poder que os homens possuem, no Planeta Terra, serve para nos ensinar que o maior PODER DO MUNDO é o PODER de dominar-se a si mesmo, que é um PODER MENOR, que te leva ao PODER MAIOR, QUE É NÃO TER PODER ALGUM, QUE É O MAIOR DE TODOS OS PODERES”.

“ADOREMOS O PAI UNIVERSAL! SAUDEMOS O SER SUPREMO!

Rogerounielo Rounielo de França
Mestre Maçon - Loja Areópago de Brasília nº 3001
Mestre Maçon - Loja de Pesquisas Maçônicas do GODF nº 3994
Grande Oriente do Brasil-GOB
Grande Oriente do Distrito Federal-GODF
Mestre. Loja Uversa nº 5.342.482.337.666. Filiada ao Grande Oriente de Uversa, jurisdicionada pelo Sétimo Grande Oriente Super-Universo Orvônton, vinculado ao Reino Estelar do Universo dos Universos do Tempo e do Espaço (Ilha do Paraíso).
Participante do Centro Espírita André Luiz-CEAL
Participante do Fórum de Discussão “Segundas Filosóficas” – “http://segundasfilosoficas.org - “Somos capazes de sonhar com um mundo melhor. Seremos também capazes de projetá-lo e de efetivamente construí-lo?”
Final

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